Livros fundamentais para estudantes de Letras

by - junho 15, 2018

O profissional de Letras deve estar preparado para estudar a vida inteira e nunca se cansar de ler Já na Graduação entramos em contato com um mundo fascinante de textos sobre os diversos aspectos da linguagem. E quando inseridos no mercado de trabalho, precisamo continuar a formação procurando cursos livros e artigos de especialistas, pois felizmente as pesquisas na área não param.
Por enquanto elencarei nessa postagens algumas leituras iniciais para quem está interessado no curso ou já estudando e que foram muito significativas para a minha formação.

            Formalismo e funcionalismo: uma análise da complementariedade dessas correntes linguísticas Paulo Henrique Passos de CASTRO1

As línguas gerais sul-americanas (Rodrigues 1996)



História concisa da linguística

Há algum tempo que se sentia a falta de uma obra que apresentasse uma visão mais completa e atualizada da história das idéias linguísticas no Ocidente. Ao contrário de outros autores, que costumam encerrar seus relatos com o surgimento da linguística moderna no final do século XIX, Barbara Weedwood avança até chegar ao início do século XXI, apresentando um amplo painel das escolas linguísticas modernas e contemporâneas, sem descuidar da influência exercida por estudiosos de outras áreas sobre as investigações da linguagem humana. Numa linguagem extremamente acessível para leigos e recém-iniciados, Barbara Weedwood constrói um painel sucinto, mas bem rigoroso, da história das ideias sobre língua e linguagem na tradição cultural do Ocidente. Partindo de Platã





Introdução à Análise do Discurso


A língua é um fato social cuja existência se funda nas necessidades de comunicação. O discurso é o ponto de articulação dos processos ideológicos e dos fenômenos linguísticos. Partindo do pressuposto de que o discurso “materializa o contato entre o ideológico e o linguístico no sentido de que ele representa, no interior da língua, os efeitos das contradições ideológicas”, a análise do discurso apresenta-se como uma disciplina não acabada, em constante mudança, em que “o linguístico é o lugar, o espaço que dá materialidade, espessura a ideias, temáticas de que o homem se faz sujeito, um sujeito concreto, histórico, porta-voz de um amplo discurso social”.






Para compreender Saussure: Fundamentos e visão crítica








História Concisa da Literatura Brasileira







Arte Poética





Introdução à Teoria da Literatura

You May Also Like

0 comentários

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Instagram