Resumo de O retrato vol. 1 (Érico Verissímo)

by - setembro 09, 2018

No livro O Retrato, o principal personagem é Rodrigo Terra Cambará, um dos filhos de Licurgo e Alice. Logo no início da narrativa, acompanhando um Fofoqueiro da cidade, sabemos que Rodrigo foi um rapaz mulherengo mas muito querido pelos amigos, que fez parte importante da política na capital e muitos anos depois retornava muito doente do coração.
A narração volta para o tempo em que Rodrigo forma-se médico e volta para Santa Fé com ideias de ajudar as pessoas com sua vocação. Nessa altura muitos personagens dos livros anteriores já estão mortos, Bibiana, Alice, a filha de Alice enterrada no sótão durante o cerco é quase uma lenda. Rodrigo e Toríbio, os dois meninos nos dias do Cerco, crescem de forma diferente. Toríbio é descrito como bruto, gosta da vida no interior, anda descalço,  Rodrigo se torna mais sofisticado e amante das coisas da cidade, livros, roupas caras.
 Rodrigo tem intenção de conquistar a população de Santa Fé desfazendo sua fama de briguento e mulherengo para ser reconhecido como médico e homem sério, para isso pensa em se casar com Flora uma moça de boa família, atender os pobres de graça e ajudar a modernizar a cidade. Pouco tempo após seu retorno ele já se envolve em uma briga por motivos políticos. Um de seus muitos planos é fundar um jornal e desbancar a oposição.
No Angico, onde seu pai costuma passar os inícios de ano, ele 'desonra' uma moça de 16 anos e percebe a hipocrisia em homens que usam assim as moças pobres e valorizam a virgindade das moças brancas de família rica.
Tudo que eles repudiam nas mulheres 'desonradas', sem marido, e com filhos sem pai é o que eles próprios fazem com elas. Rodrigo não é diferente dos outros, tudo que ele quer é ser respeitado e tratado como se fosse superior a tudo isso.
 Ele abre o consultório e compra uma farmácia tudo com o dinheiro do pai. Ao mesmo tempo lança o Jornal A farpa para publicar suas críticas contra o governo, logo ele e sua família também são atacadas pelo jornal da situação. A briga parte para o plano físico e quase vira uma guerra com o sobrado novamente cercado. 
A principal intenção do jornal é mostrar para as pessoas que elas podem votar contra o governo sem medo, ao passo que Rodrigo fazia campanha para Rui Barbosa, seu inimigo Trindade estava com Hermes da Fonseca e a maioria da população não queria se arriscar indo contra a ordem estabelecida. Era uma época, não muito remota, onde havia voto de cabresto e até os Mortos votavam.
Durante as eleições um dos amigos da família Terra Cambará é morto por não permitir que um capanga de Trindade leve a urna da votação em um dos poucos lugares onde a oposição tinha maioria dos votos. A família, os Macedos, querem reagir, os Terra Cambará querem ajudar, mas o juiz os faz repensar para evitar mais mortes.
E assim termina o Primeiro Tomo.
Resumo de O retrato vol. 2 (Érico Verissímo)


"Depois que a gente lê certos livros, os horizontes do espírito se alargam."

"É sempre assim... A mesma casa, a mesma escada, o mesmo homem. Mas só porque esse homem ficou mais velho, conheceu outras terras e outras gentes, leu mais livros, a casa e a escada mudaram. E as pessoas da casa também mudaram."

"Vou a dizer-te um segredo, Cuca. O tempo é como um verme que nos está roendo despacito, porque é do lado de cá da sepultura que nosotros começamos a apodrecer. Não te iludas. Já estás metade podre, Cuca. Eu também."

"Todos somos cadáveres, eu, tu, o Calgembrino, o prefeito, o papa... Só as obras de arte é que estão vivas, e sempre estarão vivas.

"Por isso bebo. Os vivos não bebem álcool: bebem vida. 



You May Also Like

0 comentários

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Instagram