Demian - Herman Hesse

by - novembro 01, 2018

Herman Hesse é um autor que estava na minha lista de leituras da vida toda e eu sempre dava um jeitinho de deixar para depois. Até que o momento dele chegou com Demian, já estava no meu kindle, bati o olho e falei: É agora.
Emil Sinclair narra sua história desde a infância, quando ele conta que vivia em um mundo perfeito com seus pais e suas irmãs, uma família correta, religiosa, que oferecia carinho e conforto, mas ele sabia que havia um mundo não perfeito e não bonito lá fora, ele chegava a se atrair por esse mundo, onde os meninos de sua idade eram livres para aprontar, cometer pequenos delitos e não tinham um ninho protetor como o seu.
Assim é Franz Kromer, um menino mais velho da escola pública que amedronta outros meninos na rua. Sinclair conta de um encontro com ele e outros garotos, os outros contavam histórias de maldades praticadas por ele e para não ficar de fora, Sinclair inventou uma história sobre um roubo de maças. Ele queria impressionar Franz Kromer, mas caiu em uma armadilha, o garoto mais velho começou a ameaçá-lo de chamar a polícia ou o dono das maças, exigia dinheiro em troca de seu silêncio e o ingênio Sinclair em seus dez anos se via em seu pior pesadelo, não sabia como cotar aos pais, adoecia de medo e tristeza, fazia tudo o que o outro garoto mandava, mas sempre vinha mais exigências.
Nesse período chega um menino estranho na escola, Demian. Ele não se mistura com os outros meninos, tem um jeito diferente de todos, que Sinclair não sabe explicar, mas algo os atrai um para o outro. 
De alguma forma, Demian entende o que acontece com Demian e o livra de Kromer. Deminan tem conceitos diferentes sobre a religião, faz interpretações novas sobre textos da Bíblia e mantém uma aura de mistério em torno de si.
Os caminhos deles nunca se desencontram totalmente, apesar de passarem longos períodos sem se verem. Dá-nos a impressão de ser uma narrativa de uma vida inteira, mas a história termina aos seus dezoito anos.
Eles falam em um sinal que alguns personagens da Bíblia supostamente possuíam, assim como Demian, sua mãe e Sinclair, isso sempre os atrai um para o outro e os faz pressentir coisas grandes que acontecerão no mundo, como a Primeira Guerra Mundial.
Sinclair é uma pessoa que não consegue se encaixar no mundo, se ver parte de um todo e talvez Demian seja tão especial em sua vida porque dá a ele essa sensação de pertencimento e de que está tudo bem não viver lutando para ser igual aos outros. Ele se sente em casa quando reencontra Demian e sua mãe, Eva, como se estivesse encontrado o lugar que sempre esteve em seus sonhos. 


Citações


"São muitos os caminhos pelos quais Deus pode nos conduzir â solidão e levar-nos a nós mesmos."


"se a natureza te criou para morcego, não deves aspirar a ser avestruz. Às vezes te consideras por demais esquisito e te reprovas por seguires caminhos diversos dos da maioria. Deixa-te disso."

"A única realidade é aquela que se contém dentro de nós, e se os homens vivem tão irrealmente é porque aceitam como realidade as imagens exteriores e sufocam em si a voz do mundo inteiro."


"Mas vivo em meus sonhos e tu soubeste adivinhá-lo. A maioria das pessoas vive também em sonhos, mas não nos próprios, e aí é que está a diferença."

"Uma ave gigantesca rompia a casca. A casca era o mundo, e o mundo havia de cair feito em pedaços."



"Queria apenas tentar viver aquilo que brotava espontaneamente de mim. Porque isso me era tão difícil?"


You May Also Like

0 comentários

Obrigada por visitar meu espaço. Fico muito feliz com comentários, mas apenas sobre a postagem. Opiniões, elogios e críticas construtivas são bem-vindos.
Para outros assuntos, use o formulário de contato.

Instagram